sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Quebra Quebra


Seurb faz demolição de casa construída sobre comporta do canal da Bernardo Sayão
 

Da Redação
Agência Belém
Publicado em 20/11/2010 às 15:07

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) demoliu, na manhã deste sábado (20), uma casa construída há cerca de 20 anos sobre a comporta do canal da Bernardo Sayão. Para retirada do imóvel, uma equipe de assistentes sociais da Secretaria da Municipal de Habitação (Sehab), negociou por cerca de seis meses a indenização pelas benfeitorias no local, visto que a moradora não possuia título de posse, se tratando de uma área de ocupação irregular. A ação teve apoio da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e da Guarda Municipal.







Segundo o titular da Seurb, Fernando Pereira, a retirada da moradia é importante para prosseguimento nas obras da Macrodrenagem da Sub-Bacia II da Estrada Nova, já que a residência, edificada em local inapropriado, contribuiu para o agravo da situação dos alagamentos ocorridos no centro da cidade, impedindo que em todos esses anos o equipamento recebesse manutenção.


Além desta, mais 96 residências construídas sobre o canal da Quintino estão sendo retiradas por dificultarem o escoamento das águas pluviais para o canal da Bernardo Sayão, onde fica localizada a comporta. Atualmente, faltam apenas 17 imóveis para serem retirados, o que deve ocorrer até o fim deste mês.


Todas as famílias remanejadas tiveram como opções o direito de uma unidade habitacional no residencial Aloysio Chaves II, a ser entregue no segundo semestre de 2011 ou a indenização pelas benfeitorias. Àqueles que optaram pela unidade habitacional, estão recebendo auxílio-moradia no valor de R$400 mensais para custeamento do aluguel de uma casa até entrega do residencial.


A Macrodrenagem da Sub-Bacia II tem recursos oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Belém. O valor investido é de cerca de R$ 55 milhões, em obras de dragagem, revestimento dos canais da 14 de Março, Generalíssimo, Doutor Moraes, Quintino, Caripunas e parte da Bernardo Sayão e urbanização das vias que os margeiam.


Texto: Cristiane Paiva - Ascom Seurb

Edição: Comus
http://www.agenciabelem.com.br/notic...sp?id_ver=1485

Nenhum comentário:

Postar um comentário