terça-feira, 14 de dezembro de 2010


Seurb realiza demolição de última casa irregular do canal da Quintino



A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realizou nesta terça-feira, 14, a demolição da última casa construída irregularmente há mais de 10 anos sobre o canal da Quintino Bocaiúva.Foram retiradas 97 moradias irregulares do local, todas em madeira. A ação foi executada com auxílio de uma retroescavadeira operada pelo próprio titular do órgão, Fernando Pereira, que aponta a intervenção do poder público na retirada das casas como um marco para a cidade de Belém pelo fim dos grandes transtornos que foram ocasionados por muitos anos pelas tais edificações.

Com o canal da Quintino livre, o projeto de Macrodrenagem da Sub-Bacia II, que hoje tem frentes de serviços nos canais da Caripunas, Generalíssimo e Quintino com a Padre Eutíquio, se estende pelo trecho da Honório José dos Santos e Bernardo Sayão, com o cravamento de estacas que vão preparar o canal para receber o revestimento de placas em concreto pré-moldado, instalação de guarda-corpo e de novas comportas eletromecânicas similares às utilizadas na Bacia do Una, além das obras de urbanização que contemplam a via marginal com a revitalização da iluminação pública local, calçamento, pavimentação, meio-fio, entre outros benefícios.

Após a retirada do último imóvel, a Seurb entrou imediatamente com os serviços de dragagem no canal para acabar com os pontos assoreados que provocam estrangulamento na Quintino e impedem o escoamento das águas pluviais. Os estrangulamentos são ocasionados pelo acúmulo de lixo e entulho jogados diretamente no canal pela população ao longo dos anos em que esteve ocupado. Das 97 famílias retiradas, 82 optaram por uma unidade habitacional em dois residenciais a serem edificados às proximidades do canal. O restante preferiu a indenização pelas benfeitorias na área.

A desobstrução do canal da Quintino é imprescindível para a solução do problema dos alagamentos no centro de Belém, pois as águas pluviais coletadas pelas bocas de lobo de vias como Euclides da Cunha, Fernando Guilhon, Caripunas, Timbiras, entre outras não chegavam ao canal da Quintino para que fossem lançadas ao rio Guamá. Atualmente já é possível sentir as melhorias na vazão das águas e o lançamento para o rio. A Macrodrenagem da Sub-Bacia II da Estrada Nova iniciou em abril de 2009 e tem previsão para terminar em julho de 2011. Os canais contemplados pelo projeto são os da Doutor Moraes, 14 de Março, Caripunas, Generalíssimo, Quintino e parte da Bernardo Sayão e da Quintino a Fernando Guilhon.

http://www.agenciabelem.com.br/notic...sp?id_ver=1900

Nenhum comentário:

Postar um comentário