domingo, 26 de dezembro de 2010

...Pinho


Palacete Pinho será entregue no aniversário de Belém



O Palacete Pinho, prédio tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), situado na Cidade Velha, será entregue pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB) completamente restaurado à população no dia 12 de janeiro, aniversário de 395 anos da capital.

Nesta segunda-feira, 20, um grupo formado por representantes do gabinete do prefeito Duciomar Costa e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) visitou o espaço, que já está recebendo os últimos detalhes para a festa de inauguração, marcada para a manhã do dia 12 de janeiro.

De acordo com o presidente da Fumbel,Raimundo Pinheiro, o trabalho de restauração foi minucioso. “Tivemos que realizar a restauração com muito cuidado, respeitando todas as características do prédio. Cada detalhe das portas, paredes, piso, azulejos, entre outros, foi reparado para ficar como no projeto original”, ressaltou Pinheiro.

Segundo Raimundo Pinheiro, a proposta é que seja criado no Palacete Pinho um espaço cultural, onde a população possa produzir arte. “A idéia que estamos apresentando ao prefeito Duciomar é a criação da Escola Municipal das Belas Artes, onde a população aprenderia sobre a nossa cultura e a desenvolveria. No Palacete teremos espaço para diversos laboratórios de produção cultural”, afirma o presidente da Fumbel.

Restauração - Desde a retomada, em setembro de 2009, as obras de restauração do Palacete Pinho não foram mais paralisadas.Essas obras integram uma frente de trabalho que visa resgatar a identidade histórica e cultural do prédio. A obra contou com recursos federais e municipais, totalizando o investimento de R$ 3.801.167, 20.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que estão executando as obras com recursos próprios da prefeitura. Sendo mais uma obra inacabada herdada da administração Edmilson Rodrigues , a exemplo do Complexo Viário do Entroncamento, o prolongamento da Avenida João Paulo II e o projeto Vila da Barca, que a atual gestão se esforça para concluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário