segunda-feira, 18 de abril de 2011

ARQUIVO PÚBLICO DO PARÁ - 110 ANOS -Belém-PA


Por Erner Rudhart no pesquisakino.com.br

Neste sábado (16) o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) comemorou 110 anos de criação. Vinculado a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), o prédio destaca-se nacionalmente pela importância de seu acervo, sendo por este motivo um dos Arquivos mais importantes do país.

Salão da Apep


Construído em 1958 para ser o Banco Comercial do Pará, o prédio histórico que hoje acolhe toda a estrutura administrativa e acervos documentais do APEP oficializou-se a partir de 1901, mas recebia documentos oficiais para arquivo desde 1894 com registro das ações políticas e sociais dos administradores públicos, seja sob regência da Monarquia ou da República. Todo o acervo compreende do ano de 1646 aos anos 80 do século XX, sendo que desta última década há somente documentos do poder Executivo.

Setor de pesquisa e documentos


Acervo - São aproximadamente quatro milhões em documentos que registram fatos importantes da história paraense, registros de nascimentos, embarque e desembarque de estrangeiros, documentos de posse de terras, entre outros, consultados mensalmente por cerca de 200 visitantes vindos de várias partes do mundo.


O Diretor da APEP, Eduardo Pinheiro, afirma que não só pesquisadores de história buscam informações nos acervos, e que o público hoje é diversificado entre estudantes e pessoas comuns que buscam até informações sobre seus antepassados imigrantes.

Setor de restauração


'Hoje a APEP recebe todo tipo de público, como por exemplo, arquitetos que querem saber mais sobre estruturas de prédios antigos, profissionais do direito, da pedagogia e até pessoas comuns que buscam informações sobre sua árvore genealógica já que no local constam documentos de entrada e saída de imigrantes', explica o diretor do Arquivo Público.


Programação - Para comemorar o aniversário de 110 anos de criação, o APEP realiza no próximo dia 19 deste mês, a partir das 8h30, uma programação especial aberta ao público da capital paraense, nas dependências de sua sede, localizada na Travessa Campos Sales, 272 – Comércio – esquina 13 de maio. Neste dia haverá exposição de documentos raros (históricos e digitalizados), vídeos e visita monitorada contando a história e importância do APEP. A diretoria informa que excepcionalmente nesta data não haverá consulta ao acervo.
Com informações da Argpep

Fonte:
http://www.orm.com.br/plantao/notici...noticia=527522

Nenhum comentário:

Postar um comentário