sábado, 15 de janeiro de 2011

Bahia e Pará: destinos buscam intercâmbio turístico


Belém, capital do Pará é rodeada pela
"avenida fluvial" Baía do Guajará
(fotos: Délia Coutinho e Paratur/divulgação)

Voos diretos encurtam distâncias e propiciam negócios. Aproveitando o lançamento da primeira frequência sem escalas Belém-Salvador, da Trip Linhas Aéreas, a Abav-BA promoveu na semana passada (7 a 9) a missão turístico-comercial na capital paraense. Muito mais do que um famtour, a ação foi o ponto de partida para as negociações entre empresários do trade desses estados visando a ativação de parcerias que atraiam paraenses para a Bahia e vice-versa, com destaque para o turismo religioso. O novo voo com 86 lugares realizado por jato Embraer ligando as duas capitais surge como o grande incentivo para que o "tacacá se aproxime do acarajé".
Um grupo formado por diretores de algumas das principais agências e operadoras de turismo de Salvador visitou a capital paraense, onde desfrutaram de programação oferecida pela Abav-PA.Estiveram presentes Pedro Galvão, presidente da Abav-BA, Pedro Costa, presidente do Salvador Convention, Kleber Guimarães, diretor Comercial da WK Turismo, Maria Carmen Mascarenhas, diretora da Giramundo, Maria Angela Carvalho, diretora da Happy Tour, Luiza Pinheiro, diretora da Giro Turismo, Paulo Mattos, diretor da Image Tour, Jean Paul Alfred, diretor da Lilas Viagens, Luiz Augusto Costa, diretor da Shalom. Os executivos comerciais da Trip, Henrique Carvalho e Warlino Silva, também acompanharam o famtour.
Por Délia Coutinho*


Grupo de diretores de agências e representantes de veículos do trade em visita a Belém do Pará

"São dois locais completamente diferentes e cada um com sua cultura tão própria e marcante. No passado, a carência de voos era muito grande, o que impossibilitava o turismo. Essa nova rota da Trip vai aguçar o interesse de baianos e paraenses para se conhecerem mutuamente. Agora é fundamental a vontade política dos governos estaduais para a geração de recursos para a divulgação das potencialidades turísticas dos dois estados. Nós, empresários, já estamos fazendo a nossa parte", declara Pedro Galvão, presidente da Abav-BA.

"Temos em Belém o apelo do turismo religioso com o Círio de Nazaré para atrair os baianos e, em contraponto, temos as praias e belezas naturais para os paraenses. Hoje, o principal destino do paraense em férias é o Ceará. A Bahia tem tudo para assumir o primeiro lugar", acrescenta Luiz Costa, da Shalom, especialista em roteiros religiosos no Brasil.

De acordo com a Paratur (órgão estadual de divulgação turística), o Estado possui cinco mil leitos e 112 hotéis. Até 2012 há uma perspectiva de incremento de três mil leitos. Na ocupação média anual, predomina na capital o turismo de eventos e negócios.
O capítulo da Abav no Pará possui 69 associados ativos, segundo a presidente da associação, Rose Larrat. "Promovemos em 2010 seis famtours, em parceria com companhias aéreas. O último deles foi para Salvador, onde começou nossa parceria com os empresários baianos, que estamos muito felizes em receber em nossa cidade", diz Rose.


Turismo religioso é oportunidade

Não resta dúvida que a forte religiosidade da população é um ponto de convergência entre Belém e Salvador. E quando se fala em turismo religioso, o trade paraense sabe muito bem como aproveitar as potencialidades desse segmento. Belém tem em outubro o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo que ocorre há 300 anos, uma romaria que muda o cotidiano da cidade, atraindo mais de 500 mil visitantes anualmente.
Período do Círio de Nazaré é também chamado de 'Natal paraense'
Em perspectivas bem mais tímidas se comparado a Belém, mas com grande otimismo, o trade baiano também espera colher frutos do fluxo turístico motivado pela fé com a beatificação da baiana Irmã Dulce, em cerimônia marcada para 22 de maio. "Algumas operadoras de grande porte na Bahia já começaram a estudar pacotes para o período atingindo inclusive a classe C. A Abav está articulando uma visita do Arcebispo de Belém a Salvador para encontro com o Cardeal da Bahia. Queremos que as autoridades católicas divulguem para as comunidades de fieis essas duas manifestações, o Círio de Nazaré e a beatificação de Irmã Dulce", diz Galvão.
Turismo em Belém
A paisagem nortista com sua flora e fauna amazônica, as igrejas e pontos históricos, a herança indígena na gastronomia, no artesanato, no povo paraense... Há muito o que conhecer em Belém do Pará. A capital que disputa com Manaus as atenções na imensa região Norte oferece um leque de experiências ainda desconhecidas pelo turismo doméstico. Abaixo, um pouco do que tivemos a oportunidade de conhecer.
Belém possui o maior centro de convenções do Norte, o Hangar,
responsável por aquecer o turismo de eventos

Várias Imagens no link:
http://www.hoteliernews.com.br/Hotel...=63238&Midia=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário