sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ENGENHARIA CIVIL

Profissionais do Pará são bem preparados

image hosted on flickr

O Estado do Pará e, em especial, a cidade de Belém, vivem ainda um momento de apreensão e segurança.
Após um acidente que ocasionou o desabamento de um edifí cio em construção, muito se tem falado e especulado sobre a qualidade da Engenharia Civil na região. No entanto, é preciso lembrar que os profissionais formados no estado têm demonstrado grande competência na elaboração e execução de
projetos. O número de sucessos é infinitamente maior que o número de insucessos (...)

Para o professor da Unama, Wandemir Mata, houve um processo de crescimento em diversos ramos a engenharia. “Como um profissional atuante, vejo que da minha época de estudante até hoje, na condição de professor, houve um desenvolvimento muito grande na área tecnológica e um processo de crescimento e melhoria na formação dos alunos, da pesquisa e na prestação de serviços, o que não deixa de ser uma resposta a existência de profi ssionais cada vez mais qualifi cados”, comenta.
Prova disso, é a colocação dos alunos da insti tuição no mercado de trabalho. “Hoje, nós temos alunos assumindo a gerência regional de empresas com sede no eixo Rio-São Paulo. Ou seja, empresas que atuam em todo o Brasil, com sede fora, investem em profissionais formados aqui”, comemora.

Muito se tem especulado, também, que uma corrida imobiliária na cidade estaria contribuindo para se deixar a qualidade dos empreendimentos em segundo plano. Porém, o professor lembram que essa corrida vem acontecendo em todo o país e, em Belém, não é diferente. Segundo ele, é importante lembrar que os profissionais têm competência sufi ciente para atuarem na área e um campo vasto para ganharem habilidade no ramo.

Apesar do acidente ter enfraquecido um pouco a confiança dos consumidores na construção civil do Estado, o professor acredita que, em pouco tempo, e com as respostas dos porquês que causaram o acidente sendo sanadas, o ramo voltará a ter a confi ança da população.

O professor José Zacarias Júnior, lembra que, no momento, é importante ter em mente que é necessário se formar uma comissão, com profissionais de cada área que envolve a construção, para fazer ensaios para verificar o que aconteceu. “Ninguém pode afirmar nada agora, mas uma comissão de alto nível poderia fazer as verificações e emiti r laudos, até porque é necessário conhecer a causa e divulgá-la, para que o caso não volte a se repeti r. A intenção não é procurar culpados, mas verificar o que causou o acidente. As Insti tuições de Ensino Superior do Estado têm profissionais super competentes para fazer isso e seria interessante se elas se unissem para participar desse processo, pois, os profissionais, bem como nossos alunos, precisam ter acesso a essas informações para evitar novas ocorrências”, pondera.
Fonte:http://www.unama.br/comunicadoOnLine...cadoOnLine.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário